10 de janeiro de 2012

7 Mil milhões



Em 1908, a Terra albergava mil milhões de habitantes. Em 1999 seis mil milhões.
De acordo com uma estimativa do Fundo de População das Nações Unidas de 1999, o marco dos sete mil milhões só chegaria em 2013.
No entanto o habitante sete mil milhões não esperou para nascer em 2013, mas sim a 31 de Outubro de 2011. Numa data já esperada pelas últimas previsões, o Fundo de População das Nações Unidas anunciou a mensagem aguardada e que desde logo foi notícia nos telejornais, jornais diários, rádios, páginas de internet, blogs, Facebook e twitter: “ONU escolhe filipina nascida em Manila. Afinal, onde nasceu o bebé sete mil milhões?”, “Danica mais 6.999.999.999. Podemos jogar todos neste campo que é o planeta Terra?” (Planetazul) ou “Já somos 7 mil milhões; cabemos todos?” (TSF)

O anúncio foi simbólico, quer quanto ao número redondo, como o local específico do nascimento. Ou seja, ninguém sabe ao certo onde nasceu ou nascerá o habitante sete mil milhões (o Departamento de Censos dos Estados Unidos prevê que apenas em Março de 2012 se alcance este valor), no entanto uma coisa é certa, a cada minuto somos mais um, e cada um é diferente dos outros… como se sente ser um entre sete mil milhões?

A par do vídeo (acima), deixamos ainda como sugestão a leitura do relatório da ONU «Seven Billion And Growing: The Role Of Population Policy In Achieving Sustainability» (2011, Março) e a visualização desta página da internet onde se representam, um a um, todos os habitantes do nosso planeta azul.


* Fonte: www.worldometers.info (às 19:04 de dia 03 de Janeiro de 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário