31 de janeiro de 2012

Como manter a sua casa arejada

Dicas para não perder energia



Com o tempo frio e com os aquecimentos a funcionar, tem uma preocupação acrescida: como manter a sua casa arejada, sem pôr em causa o conforto térmico e sem gastar demasiada energia?

O arejamento é fundamental porque há muitas actividades realizadas no interior das habitações que comprometem a qualidade do ar interior. Cozinhar, fumar e utilizar detergentes e ambientadores, são factores que contribuem para a degradação da qualidade do ar interior, logo, é fundamental esse arejamento.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Há formas de arejar a casa sem grandes perdas de calor, nomeadamente se abrir várias janelas em simultâneo, durante curtos períodos de tempo, permitindo as vulgares correntes de ar.

Deve evitar abrir uma janela por longos períodos de tempo, mesmo que esteja apenas entreaberta. Se tiver este cuidado, conseguirá renovar o ar e, ao mesmo tempo, poupar energia. As perdas de energia associadas a manter as janelas abertas são de cerca de 10% o que, em emissões, corresponde a 38kgCO2e*, por ano.


ECOnsigo, uma rubrica da APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente, diariamente na Renascença. Iniciativa da Comissão Europeia através do Centro de Informação Europeia Jaques Delors.

Sem comentários:

Enviar um comentário